Na era digital em que nos encontramos, associada a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, deixou de ser suficiente sair de casa com a pasta cheia de currículos debaixo do braço e entrega-los nas empresas e agências de recrutamento. Procurar emprego nas páginas dos jornais está obsoleto e, responder a um anúncio (ainda que por via online) e ficar à espera de um telefonema, já não é suficiente.

É aqui que as redes sociais ganham importância e se tornam cada vez mais um factor diferenciador na busca da oportunidade ideal: como é do senso comum, cada vez mais empregadores procuram candidatos por esta via ou pesquisam aqui informação adicional acerca dos mesmos. E atenção que nem só de Linkedin é feito o universo de redes sociais profissionais; quando falamos em procurar emprego, o Facebook, o Twitter ou o Google+ ganham importância e permitem ao recrutador ver além do seu Currículo, carta de apresentação ou entrevista de emprego e complementar a informação que possuem acerca de si. Assim, é importante que mantenha o seu perfil o mais actualizado e profissional possível, mostrando às empresas as suas principais qualidades profissionais e também que está a par das inovações tecnológicas.

Ficam algumas dicas para estar presente nas redes sociais e ser um alvo apetecível para os recrutadores:

Seja proactivo: mesmo que não esteja activamente à procura de uma nova oportunidade, mantenha o seu perfil actualizado. Nunca se sabe o que o mercado lhe reserva!

Imagem: coloque fotografias de perfil profissionais e pouco extravagantes. Lembre-se que pode controlar em cada rede social quais os conteúdos que quer tornar públicos e aqueles que pretende que sejam partilhados apenas com os seus amigos.

As redes sociais são uma extensão do seu Currículo: potencie os seus perfis disponibilizando o máximo de informações profissionais (formação académica, experiência anterior, interesses profissionais, etc.) e mantenha-se socialmente activo.

Atenção aos conteúdos: evite criticar ou ofender o seu actual (ou antigo) empregador e não poste nada ofensivo ou preconceituoso. Lembre-se que, no online, bastam uns segundos para que a sua publicação seja vista e/ou partilhada dezenas de vezes.

Partilhe notícias importantes acerca dos seus interesses profissionais: mostrará assim conhecimentos dentro da sua área de actuação. À semelhança do ponto anterior, bastam uns segundos para que a sua publicação ganhe visibilidade e, desta forma, com um impacto bastante positivo.

Networking: Junte-se a grupos e fóruns de discussão que vão ao encontro dos seus interesses profissionais, ligue-se a páginas de recrutamento da sua área, interaja em grupos que falem da sua área de expertise, siga pessoas influenciadoras, pesquise quem são os seus pares nas outras empresas. Assim, um potencial empregador vai perceber mais facilmente os seus gostos, o tipo de informação que procura e a forma como gostaria de direccionar a sua carreira.

Pesquise e mantenha-se actualizado: da mesma forma que os recrutadores potenciam o uso das redes sociais, também poderá fazê-lo para procurar um novo desafio e, por isso, é importante saber como estas funcionam. Existem cada vez mais workshops, palestras e artigos especializados no tema – inscreva-se e participe.

Como vê, actualmente a internet e as redes sociais são factores diferenciadores importantes; muito em breve serão indispensáveis. Não perca este comboio e socialize o seu currículo!