Transformações significativas são alavancadas por boas lideranças. O atual contexto de crise, que estamos a viver exige que os líderes adaptem as suas prioridades e comportamentos de forma a lidar adequadamente com a incerteza, pressão e até com o medo.

Um estudo global conduzido pela Odgers Berndtson em parceria com a Harvard Business Review Analytical Services revelou que: 85% dos participantes não têm confiança nos seus atuais líderes para gerir disrupção ou transformações significativas

Este artigo tem como objetivo fornecer a todas os líderes um guia orientador através de um conjunto de recomendações de ações práticas para promover a mudança no atual contexto.

A Liderança é, por definição, a capacidade em antecipar o futuro, inspirar os outros e entregar, através da capacidade de produzir resultados consistentes. Se não anteciparmos, somos seguidores. Se não inspirarmos, não teremos seguidores. Se não entregarmos, ninguém nos dará credibilidade.

Uma vez que estamos a viver uma situação extraordinária, estamos perante uma oportunidade única para encontrar novas formas de liderar.

Recomendamos que atue imediatamente, implementando um conjunto de ações para melhor antecipar, inspirar e entregar.

Nesse sentido, sugerimos um conjunto de 5 mensagens-chave:

  • Crie um propósito com significado e mantenha a equipa focada nas prioridades chave.

Nesta fase é fundamental conseguir potenciar e alinhar a sua equipa com um propósito importante, tendo em conta o valor que a equipa poderá aportar nesta fase para o negócio, clientes, colegas, parceiros e sociedade. Crie esse propósito em colaboração com a sua equipa.

Simultaneamente, selecione as prioridades, focando-se nos “must do´s” e identificando os “stop doing’s”. Assuma regra de pareto 20/80. Defina e alinhe cenários – tenha plano B e plano C.

Invista tempo (ex. 1 a 2 horas por semana) em desafiar a equipa a identificar oportunidades para melhorar negócio ou processos. Reflita no “beyond the crisis”.

  • Acompanhe os seus stakeholders e identifique novas oportunidades para poder aportar-lhes valor.

Defina uma altura pré-estabelecida do dia, para conversar, ouvir e dar suporte aos seus stakeholders mais importantes: clientes, parceiros e colegas.

Conecte-se e potencie a network com outros líderes e equipas, de forma a partilhar informação, experiências, melhores práticas e achievements.

Identifique novas oportunidades que que podem ter origem no atual contexto, de forma a criar soluções win-win para os seus stakeholders.

  • Encontre novas formas de trabalhar e invista tempo em envolver e desenvolver a equipa.

Desenvolva novas formas de trabalhar, tais como pequenas reuniões de update dos processos com as suas equipas (ex. diário ou semanal). Seja mais eficiente nas comunicações e reuniões (menos pessoas, mais pragmatismo).

Invista tempo em ouvir e acarinhar os indivíduos enquanto pessoas e não apenas enquanto profissionais. Pense nas pessoas como pessoas e não como recursos.

Celebre regularmente achievements de curto prazo e sucessos.

  • Promova energia positiva e aprenda.

Mostre energia positiva de forma a envolver as pessoas na “nova normalidade”. Mantenha a calma e transmita uma mensagem de segurança à equipa e aos stakeholders.

Crie momentos regulares com a equipa de partilha e de aprendizagem através de achievements e fracassos. Aproveite a oportunidade para aprender enquanto equipa.

Tire o pulso às emoções e sentimentos da equipa de forma regular (ex. 1 vez por mês) e mostre confiança na sua equipa.

  • Empodere e desafie as pessoas, mantendo o sentido de urgência.

Empodere as pessoas para assumirem a responsabilidade de encontrar soluções e apresentar resultados. Aplique NIFO – Nose In, Fingers Out.

Desafie a sua equipa a adaptar processos para serem mais eficientes e encontrar soluções “fora da caixa”. Acompanhe a evolução dos resultados de forma regular e constante, mantendo o foco e o sentido de urgência.

O desenvolvimento de Liderança exige consistência. Mudanças no nosso comportamento implicam uma mudança proativa nas nossas rotinas diárias, semanais e mensais. Os resultados podem não ser imediatos, mas se mantivermos a consistência e a disciplina nestas rotinas, algo extraordinário pode acontecer num curto período de tempo. O mesmo acontece com os nossos comportamentos.

Atualmente, temos uma oportunidade extraordinária para mudar as nossas rotinas, mas é importante manter a disciplina e o momentum.

Tempos difíceis também fazem emergir o melhor de nós e dos outros.

E todos precisamos.

Por isso, está à espera do quê?

Miguel Abreu, Diretor
RAY Human Capital

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