Talent Strategy: Abordagem Estratégica de Recrutamento para um novo Hub de Excelência Global em Supply & Demand.

Desafio

  • O nosso Cliente decidiu abrir em Lisboa um Centro Operacional e de Competências mundial para as áreas de Supply Chain, centro este responsável por tratar do Supply, Demand Planning, Customer Service e dos aspetos físicos da logística. Este Centro de Competências e Operações terminou com 50 colaboradores, entre Portugal e a Suíça.
  • A Ray Human Capital foi o parceiro escolhido para recrutar uma equipa de gestores de projetos para este Centro de Competências e Operações do Hub, tanto para as áreas de Supply Chain, Customer Service e Transportes (marítimo, ferroviário e rodoviário), tendo recrutado no total 11 pessoas.
  • Esta equipa é a responsável por desenvolver projetos internacionais como desenhar alterações à cadeia de abastecimento, acompanhar a implementação dessas alterações em todos os mercados, aproveitando simultaneamente para identificar melhores práticas, melhorias de produtividade, a redução de custos. Outro objetivo era garantir a utilização das tecnologias de ponta existentes.
  • Quanto ao recrutamento, foi assegurada a diversidade de candidatos, seja geográfica, seja de background de empresas e funções, bem como um mix de Project Managers e perfis com muita experiência nas operações.

Abordagem

Estratégia de
Recrutamento
  • Revisão da Estratégia para o Hub

  • Definição de Cultura do Hub

  • Perfil de Competências

  • Employer Value Proposition

  • Estratégia de Recrutamento

Processo de
Recrutamento e Seleção
  • Identificação e Atração de Talento

  • Avaliação de Experiência e Competências

  • Avaliação Curricular e de Motivações

  • Shortlist

  • Propostas aos Candidatos

Impactos

  • Nos 11 processos de seleção feitos para o Hub (entre as funções de Supply Chain, Customer Service e Finish Goods), assegurámos todo o tipo de diversidade: a) género (50% homens e 50% mulheres), b) background funcionais (Gestores de Projeto, Operações em Supply Chain (com experiência em logística de e-commerce também); c) background setoriais (Tecnológicas, Bens de Consumo (Eletrónica e Alimentar), Grande Distribuição, Retalho, 3PL, Telecomunicações, etc.) e d) geográfica (Portugal, Egipto, Rússia, Brasil e outras partes do mundo).
  • Passados 2 anos da integração, mais de 90% dos candidatos estão muito satisfeitos por fazer parte deste projeto, aprender as melhores práticas de melhoria contínua para a Supply Chain e Customer Service, e por estarem a trabalhar num ambiente completamente internacional, com tecnologia de ponta na área, oportunidades que não teriam noutra organização em Portugal.
  • Todos os candidatos tiverem no início um plano de integração, bem como um plano de carreira. Como possibilidades de carreira, existe a carreira internacional com mobilidade horizontal total para outras funções do Hub, ou mesmo para outras funções na Supply Chain do nosso Cliente em Portugal ou noutros países.

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