Muitas são as emoções que sentimos ao longo do dia e que nos acompanham a vida fora, acabando por caracterizar a forma como nos posicionamos perante vários acontecimentos.

Às vezes também escolhemos não sentir e não agir.

Porquê?

Por várias razões, desculpas ou justificações que vamos somando ao rol de argumentos que usamos para explicar o que quer que seja. Seja tristeza, medo, raiva ou até surpresa ou alegria, a verdade é que nem sempre nos permitimos sentir, em virtude de algum receio ou falta de controlo sobre a situação.

Por esse motivo, pode ser importante investir num processo de descoberta e transformação pessoal que se repercuta também a nível profissional, na medida em que nos proporciona a aquisição de um conhecimento mais profundo e estruturado sobre nós próprios e que se pode traduzir num plano de acção concreto

Muitas são as empresas que investem na realização de Assessments Centers para:

  • Melhor avaliarem as competências dos seus colaboradores, a fim de perceberem a adequabilidade dos mesmos para novos projectos, identificando os seus pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Medirem a motivação destes para abraçarem um novo desafio e identificar o que isso irá implicar, bem como, as suas repercussões para todos os envolvidos;
  • Permitir o desenvolvimento do seu potencial.

Deste modo, cada profissional pode tomar a iniciativa de propor à sua empresa a possibilidade de o integrar num processo desta natureza, que lhe permita conhecer-se em maior detalhe e que o exponha a um conjunto de estímulos que lhe vão facultar o acesso a várias emoções, ajudando-o a pensar na forma como lida com diferentes situações e como pode trabalhar no sentido da melhoria das suas competências.

Nestes processos, é fundamental o acesso a um feedback estruturado, pois este será o ponto de toque que constituirá o factor motriz e impulsionador para a acção.

Permita-se sentir para depois agir!