Num momento do mercado onde a escassez do talento começa a ser um tema recorrente e onde as necessidades de recrutamento têm de ser geridas com a maior celeridade, é cada vez mais exigente dedicar atenção a um conjunto de métricas essenciais para corrigir e melhorar as suas práticas no que toca ao recrutamento. Esta tarefa será tanto mais fácil consoante o sistema de recrutamento que utilizar. As ferramentas denominadas de Aplication Tracking System oferecem-lhe já uma solução conjunta de métricas e irão poupar-lhe bastante tempo a recolher e analisar os dados. Podemo-nos estender por várias dezenas de métricas, mas partilho o conjunto de três métricas mais relevantes e essenciais para os primeiros passos nesta área.

Job Conversion

Recolher informação sobre as oportunidades que tem em aberto e como elas são percepcionadas pela audiência é uma métrica importante a manter. Perceber, a dado momento, qual é a oportunidade de recrutamento mais visualizada e quantas candidaturas recebe por processo, permite-lhe recolher o job conversion de cada processo. Este indicador resultante da divisão de page views por candidaturas recebidas, permitir-lhe-á identificar processos onde necessita de maior esforço de atracção, ou até mesmo identificar algum problema com a descrição da função que possa estar a prejudicar o número de candidaturas.

Candidate Quality by Source

A fase de atracção de talento exige das equipas internas de HR um esforço significativo em publicitar a oportunidade junto dos principais canais de recrutamento. Quer seja através de páginas próprias no Facebook ou LinkedIn ou em job boards pagos, como Expresso Emprego ou a ferramenta LinkedIn job slots, é importante recolher informação sobre que canais nos conseguem entregar melhores candidatos. Mantenha registo sobre a origem dos candidatos, e a forma como eles evoluem pela pipeline de recrutamento existente na sua organização e assim vai conseguir identificar que canais lhe permitem comunicar com candidatos de maior potencial.

Time through Pipeline

Quantos momentos tem o seu processo de recrutamento? Qual é o passing rate entre cada momento do processo e qual é o momento que exclui mais candidatos? Recolher a evolução dos candidatos nos vários momentos do processo permite-lhe identificar fases que possam estar a atrasar o processo e actuar sobre isso, como por exemplo momentos de maior filtragem de candidatos e, em casos extremos, excluir alguns momentos redundantes do seu processo de recrutamento.

A prática de recolher e analisar dados de recrutamento poderá ser morosa, já que o obriga a uma grande disciplina para garantir que consegue tirar conclusões reais e válidas sobre as suas práticas de recrutamento, mas só assim poderá aplicar uma metodologia de melhoria contínua a um processo interno tão relevante e crucial como é o recrutamento.